Atentos à importância das discussões sobre diversidade e direitos humanos, o DCE estimula a participação efetiva do corpo estudantil no Núcleo Universidade e Direitos Humanos que tem como principal objetivo refletir de forma crítica sobre nossas práticas, nossos discursos e, sobretudo, sobre o modo como lidamos com o outro em sociedade. O questionamento norteador do projeto é: “Por que discutir Direitos Humanos na Universidade?” daí surge a proposta de refletirmos e entendermos que  em nome do “direito” vem-se produzindo formas sutis e veladas de violações, baseados em discursos, que, muitas vezes, reproduzem formas de preconceito, violência e exclusão.
(Saiba como participar no fim da página)

O Núcleo age a partir dos GEs - Grupos de Estudo:
Diversidade Sexual
Temcomo objetivo programar discussões e ações que mobilizem o alunado a pensar questões referentes à alteridade. Assim pretende-se fazer com que a universidade seja mais do que apenas um ambiente de formação profissional e se torne um espaço de luta pela igualdade de direitos e combate ao machismo, homofobia , lesbofobia e transfobia.


Movimento Universitário Transgênero
O Movimento Universitário Transgênero consiste em uma articulação entre estudantes do ensino superior que tenham interesse em militar pela temática Trans. A criação do MUT é uma iniciativa dos membros do GT de Diversidade Sexual do DCE-UNIFACS, que parte do Núcleo Universidade e Direitos Humanos implementado na atual gestão (2011/2012).


G.E. de Relações Étnico Raciais
Relações Étnico-Raciais 
Desenvolve discussões sobre a temática racial, principalmente em relação aos aspectos sócio-históricos e sobre a dimensão subjetiva das práticas de racismo na sociedade. O grupo faz parte da estratégia de estímulo e qualificação dos (as) estudantes acerca das consequências que envolvem a discriminação racial. Assim, os encontros terão por objetivo promover debates, campanhas e pesquisas que possam subsidiar o combate ao racismo.

Sustentabilidade
Desenvolve ações que contribuem para uma cultura mais sustentável dentro da Universidade, disseminando práticas que permitam que o alunado se envolva com as demandas ecológicas do seu espaço acadêmico, bem como estimular a consciência do mesmo com relação à nova percepção de meio, transparecendo de uma forma dinamizada, a possibilidade de se sustentar o ideal de um ambiente sustentável, ou seja, harmônico, a partir da assimilação de uma compreensão dinâmica entre aspectos, os quais compreendem o econômico, social, cultural e ambiental, ao mesmo tempo, em que os alunos estarão de forma contínua e direta a contribuir com os projetos já existentes na UNIFACS os quais constantemente proporcionam o reconhecimento da Universidade como mais um espaço de incentivo ao desenvolvimento sustentável.


Como participar:
Para participar de um dos GTs o estudante deverá comparecer ao DCE ou enviar e-mail falando sobre seu interesse. Após isso o plano de ação e calendário de reuniões será enviado para que o estudante possa acompanhar e assim efetivar sua participação estando presente nas atividades.
  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

    Endereço

    Avenida Luiz Viana, nº 3146, prédio da Unifacs - Campus Professor Barros - Torre norte, mezanino, sala 011, Imbuí CEP: 41720200, Salvador/Bahia